Avançar para o conteúdo principal

Exageros

Certo dia, viajava de combóio entre Aveiro e o Porto, quando um bacano, que estava sentado no banco oposto ao meu, saltou do que seria um sono descontraído até Gaia, para um tremendo sobressalto. – O cigarro! Você viu o cigarro que me caiu da mão? – Perguntava sem olhar para mim ou para o outro passageiro que comigo preenchia a dupla de bancos e a palermice duma viagem pára–em–todas. Estava agachado, a espreitar para debaixo do banco donde se havia catapultado, com uma mão no dito banco e a outra no meu joelho. – Ó patrão! Você estava a dormir. Não há cigarro nenhum. – Mas eu tinha-o na mão. Tem a certeza que não o viu cair? – Ouça. Está num combóio; acha que o deixavam fumar cá dentro? – O homem sabia já que não tinha tido cigarro nenhum na mão, mas ainda olhava para debaixo dos bancos. Sentou-se e não dormiu até ao fim da viagem.

Fiquei intrigadíssimo com o sucedido. Assim que tive oportunidade contei a história a uma psicóloga e perguntei-lhe se aquilo de trazer os sonhos para o lado de cá tinha nome. Respondeu-me que sim, que tinha nome; chamou-lhe alucinação hipnagógica, que é uma perturbação do sono associada a estados de ansiedade em sujeitos assintomáticos. – Ahhh! – Disse-lhe eu de forma entendida. Disse ainda, ela, que é mais frequente entre narcolépticos. – Pooois! Narcolépticos. – Depois apontou exemplos de pessoas que sonham vestir-se e, depois de se levantarem, saem à rua de pijama, ou pior. Se bem que, procurando melhor, julgo que este tipo de fenómenos, na transição do sono para o estado de vigília, se classifiquem como alucinações hipnopompicas. Mas quem sou eu; o mais certo é estar errado, ou pior, incorrecto. Fechou a exposição dizendo que também o stress pode contribuir para este tipo de episódios que, acrescentou, não são necessariamente patológicos. Fica esta exposição à laia d’O Código de d’Vinci, ou seja, se escreveres de forma séria e com pseudo-ciência, acreditam logo em ti; quem não percebe nada destas coisas, diz: – Olha que o gajo é do camandro, hein? É disto e de lagares de azeite. – Quem percebe, nem imagino os epítetos com que me vão brindar.

Curioso para mim que nunca tive cenas destas, ou se tive não me lembro, o exagero dos ‘psis’ ao classificarem estas coisas desta forma: – Alucinações. – Senão vejamos, o bacano chega cansado depois de um dia de trabalho na vivenda de um cardiologista, às ordens dum pato bravo barrigudo; alapou-se no banco e aterrou. Eis o filme: Já se via sentado em frente ao televisor; ok. Tinha tirado os xanatos, pousado a bejeca e puxava uma passa; tudo normal. Depois, começa a ver que o slb não joga nada e dá-lhe sono; banal, acontece sempre. Fecha os olhitos, deixa cair a mão sobre o braço da poltrona e desliga; a quem é que isto não acontece? Entra a cabra da patroa, a berrar-lhe ao ouvido que a porcaria da carpete está a arder e o desgraçado salta! Aliás, só não saltava se fosse boi manso ou monje zen. Acordou, e os berros da mulher ainda a ecoarem-lhe nos ouvidos não o deixavam pensar; põe-se a procurar a barona, para minorar os danos e não ter de aturar a gaja mais do que o estritamente necessário para que lhe passe a roupa a ferro e lhe ponha o tacho na mesa, a horas. Digam lá se isto não é normal? É claro que é normal. Vem agora um ‘psi’ e diz que a reacção natural, lógica dum guerreiro com instinto de sobrevivência apurado, é uma alucinação. Tá mal. Tá, mal.

Comentários

Anónimo disse…
Espera! Tu ja leste o código d'vinci?
Nao me parece!! Pois eu estou a ler e a linguagem é tudo menos técnica...

Ou achas que com linguagem técnica ele conseguia ter os milhoes de leitores que teve??

Ele pos a mao na ferida!! Ok, tem algumas imprecisões, mas ninguem é perfeito...

...Nem mesmo Jesus...

Mensagens populares deste blogue

Lançamento de livro Manual do Suicida

É com o sentimento que reflecte a foto que agradeço a todos quantos estivam comigo. Até à próxima. p az.

Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido

Mesmo não sendo principes, vale muito a pena ler e concluir pela nossa cabeça. Só pela nossa cabeça. MAQUIAVEL, Nicolau. Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido In: O príncipe. (trad. Olívia Bauduh) São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores). Excerto d'O Príncipe (Cap. XVII) de Nicolau Maquiavel Continuando na apresentação das qualidades mencionadas, digo que cada príncipe deve preferir ser reputado piedoso e não cruel; a despeito disso, deve cuidar de empregar adequadamente essa piedade. César Bórgia , embora tido como cruel, conseguiu, com sua crueldade, reerguer a Romanha, unificá-la e guiá-la à paz e à fé. O que, bem analisado, demonstrará que ele foi mais piedoso do que o povo florentino, o qual, para fugir à fama de cruel, permitiu a destruição de Pistóia. Ao príncipe, assim, não deve importar a pecha de cruel para manter unidos e com fé os seus súbditos, pois, com algumas excepções, é ele mais piedoso do que aqueles que, por clemência em dem

Infecção 1

Sempre fui um vampiro. Durante mais de 10 000 anos existi numa não vida, como um não ser. Era perfeito, era equilibrado, era belo na certeza das coisas eternas. Eras passaram por mim sem que desse conta ou sentisse sequer cansaço ou fastio. Renovaram-se, evoluíram, homens e demais bichos, moveram-se montanhas, secaram e encheram-se rios. Tudo perante mim surgia, por mim passava e por fim desaparecia. No ininterrupto ciclo da existência só eu permanecia. Sem ser um Deus, era mais do que um homem; tendo sido um homem, cumpri a aspiração destes, libertando-me das grilhetas do efémero. Já me tinha esquecido de como era sentir a vida; já se apagara o pulsar do sangue nas veias, da fome, do calor ou do frio, do chão duro sob os pés; já tinha abandonado o desejo de possuir; já tinha entregue a paixão de ser; já tinha perdido a memória dos filhos que vi nascer e criei. Era uno com o mundo, embora ele me temesse e amaldiçoasse. Não queria o mal dos homens, amava-os na condição de alimento, na c