Este e outros títulos disponíveis em: www.lulu.com
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NOTA IMPORTANTE:
Tenho reparado nas visitas assíduas que este post recebe. Notem por favor que o comentário é pessoal e interpretativo, isto é, esta versão tem, para além da análise ao texto, considerações de minha lavra, deixando por isso de respeitar o espírito do autor.
Agrada-me bastante que leiam o post e o refiram, mas por favor, ressalvem a sua natureza pessoal e possivelmente arredia do rigor e sapiência com que nos brinda Sousa Santos.
Se mesmo assim for importante à vossa pesquisa, há um e-book disponível para download em: www.lulu.com/zigurate.
p az.
Resumo
Reflexão sobre o pensamento e método científicos. Aborda o pensamento vigente, identifica pontos de ruptura e aponta uma nova forma de encarar a ciência e fundamentalmente, uma nova perspectiva da dualidade ciência natural / ciência social.
Comentário
Este texto procura mostrar ao leitor a evolução do pensamento científico desde a sua primeira revolução, no séc. XVI, até um futuro incerto, tendo como ponto de viragem (segunda revolução), este fim de século.
Partes
1. Paradigma Dominante;
2. Crise do Paradigma Dominante;
3. Paradigma Emergente.
1. Paradigma Dominante
Começa por caracterizar a ordem científica vigente e depois os sinais de crise nessa ordem. Identifica aquilo que se sabe da ciência: que é o conhecimento racional e distanciado dos fenómenos, condicionado por princípios epistemológicos e regras metodológicas. O objecto sempre diferente do sujeito é repartido, quantificado e estruturado de modo que possa ser previsível e menos complexo. Este tipo de conhecimento veio assumidamente contrapor-se ao senso comum, à sabedoria, ao misticismo, à fé (embora encontrasse outra), e à metafísica.
2. Crise do Paradigma Dominante
Os sinais de crise cedo neste Século se revelaram, mas foi apenas nas décadas de 60 e 70 que esses sinais foram notados por vários cientistas. Como sabemos, as ciências sociais, inicialmente acostadas às concepções metodológicas das ciências naturais, sofreram à partida, não podendo através do uso dos métodos existentes, compreender e explicar os objectos em análise em toda a sua extensão. Recorreram então a um 3º eixo, cultural e histórico...
Texto integral em: www.lulu.com/zigurate.
Comentários
Não podemos esqueçer o insucesso escolar, a baixa qualificação profissional...
Pensemos, por exemplo, na linguagem utilizada nos livros de divulgação científica! Será que todos percebem esta linguagem?
Resposta simples: porque é baseada em evidência.