Avançar para o conteúdo principal

O homem da praia (8 e último)

O Adélia Maria esfumou-se e com ele terminou para o homem da praia a faina maior. Até voltava, mas o declínio da indústria, os stocks exauridos, a concorrência de frotas melhor apetrechadas, condenaram a frota portuguesa de bacalhau a um lento mas seguro esquecimento. Ficam as memórias dos que por lá passaram, enquanto por cá andarem e fica o Museu marítimo de Ílhavo. Edifício que pela sua arquitectura apenas merece demorada visita; por ser a memória da faina maior, merece o nosso carinho e apoio. Levemos lá os filhos, os avós, para que se entendam, para que não se quebre a linha do ser português, daquele que, como disse o padre António Vieira, tem um palmo de terra para nascer e o mundo inteiro para morrer.
Capitaneava um arrastão ao largo da Mauritânia. A passagem para as águas quentes e para os dias fogosos, trouxe-lhe alívio às penas que começava a sentir, fossem as da idade, fossem as medalhas pelos momentos difíceis por que passou. Superou as muitas diferenças que o tipo pesca apresenta, redes eram redes, fossem de cerco ou de arrasto, peixe era peixe, fossem fanecas ou bacalhaus ou agora, linguados, chernes, espadims e solhas, e que mais haja, pois o mar era rico e deixado em pousio já que o povo de lá, ao contrário do nosso, voltou-lhe as costas, preferindo navegar as dunas, votados à imutável Meca. Achou mais estranho capitanear, mandar ao invés de fazer; coordenar era simples, sempre o tinha feito, mas dizer, faz isto, faz aquilo, sem justificar pelo exemplo, soava sempre estranho e distante do que se achava. No entanto estava estranhamente só. Era um mestre respeitado; conheciam a sua história e as suas histórias, sabiam bem a têmpera do homem que ali estava, o olhar de mar que trazia. A ordem rolava pelo barco como uma onda de maré, empurrando todos para a sua observância, não havia desmandos, nem dúvidas. Após um breve período a queimar gasóleo (gasól), o arrastão atestava as arcas e todos estavam felizes.
De regresso a casa, netos ao colo, contava histórias de diabos marinhos maiores que automóveis, de peixes mais velozes que o vento, de ventos quentes que levantavam as dunas da praia. Eram histórias de dias brilhantes e de noites cintilantes. Dizia que aquele mar não se importava se era dia ou noite, brilhava sempre, ora lhe dava o sol e dele fazia cobalto, ora lhe caia a noite e a lua o pavimentava de estrelas. Na roda da proa, mão na amura, outra segurando o cigarro, ouvia o mar; conversavam, confessavam-se.

Onde está este filho do mar? Que aconteceu para estar sentado na pedra, esperando que o mar os leve, triture e dê nova existência? Apanhou uma doença, não sei, qualquer coisa vertiginosa; se olhar para o lado, ou se mexer mais depressa, tem tonturas, perde o equilíbrio e cai. Bem disfarçou, foi aguentando, sentava-se na cabina e de lá vociferava toda a amargura que o ia comendo. Um dia caiu, mesmo ao meu lado. Hospital, médicos, e já sabe; chegado aos médicos, fica-se mesmo doente. Proíbiram-no de embarcar e logo morreu. Está ali que ninguém o anima.
Cumprimentei os presentes e despedi-me. Parecia estar a sair de um velório; na tasca muda, nem os copos batiam, nem o rádio tocava. Com um medo terrível de ser desiludido, oh egoísmo, sentei-me ao lado do homem da praia, na areia.
– Olá Pedro.
– Sabe o meu nome?
– É claro que sei. Conheço-te desde pequeno. Tu gostas da praia, mas não do mar. Estive, ano após ano, à espera que viesses falar comigo. Sou assim tão mau?
– Não mestre, não é. Veja bem: achava que se viesse falar consigo, você levantava-se e, sem dizer nada, levava a praia embora. Mestre, porque dizem os homens que morreu? É por não poder pescar?
– És ingénuo Pedro, ou então contaram-te mal a história. Gosto da pesca, mas tanto se me dá. O que me dava a vida era o mar e as histórias que ele me contava. Falava com o mar como tu falas contigo próprio. Imagina agora que deixavas de falar contigo. Sentes a dor, a solidão? É por isso que aqui estou, para que ele não se esqueça de mim; porque sou um cobarde, sabes? O meu maior desejo é juntar-me ao mar, abraça-lo e ser abraçado, mas não consigo. Apenas espero que ele me leve.

Comentários

Menina Marota disse…
Confesso que não li o conto na totalidade.

Gosto de ler com calma.

Mas li pelo menos o nº. 1... e, pelo caminho atrevi-me a "roubar-te" um poema... porque a mim Também me Apeteceu...

Algum inconveniente diz, que será de imediato apagado...

Um abraço ;)

Mensagens populares deste blogue

Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido

Mesmo não sendo principes, vale muito a pena ler e concluir pela nossa cabeça. Só pela nossa cabeça. MAQUIAVEL, Nicolau. Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido In: O príncipe. (trad. Olívia Bauduh) São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores). Excerto d'O Príncipe (Cap. XVII) de Nicolau Maquiavel Continuando na apresentação das qualidades mencionadas, digo que cada príncipe deve preferir ser reputado piedoso e não cruel; a despeito disso, deve cuidar de empregar adequadamente essa piedade. César Bórgia , embora tido como cruel, conseguiu, com sua crueldade, reerguer a Romanha, unificá-la e guiá-la à paz e à fé. O que, bem analisado, demonstrará que ele foi mais piedoso do que o povo florentino, o qual, para fugir à fama de cruel, permitiu a destruição de Pistóia. Ao príncipe, assim, não deve importar a pecha de cruel para manter unidos e com fé os seus súbditos, pois, com algumas excepções, é ele mais piedoso do que aqueles que, por clemência em dem

Lançamento de livro Manual do Suicida

É com o sentimento que reflecte a foto que agradeço a todos quantos estivam comigo. Até à próxima. p az.

Infecção 1

Sempre fui um vampiro. Durante mais de 10 000 anos existi numa não vida, como um não ser. Era perfeito, era equilibrado, era belo na certeza das coisas eternas. Eras passaram por mim sem que desse conta ou sentisse sequer cansaço ou fastio. Renovaram-se, evoluíram, homens e demais bichos, moveram-se montanhas, secaram e encheram-se rios. Tudo perante mim surgia, por mim passava e por fim desaparecia. No ininterrupto ciclo da existência só eu permanecia. Sem ser um Deus, era mais do que um homem; tendo sido um homem, cumpri a aspiração destes, libertando-me das grilhetas do efémero. Já me tinha esquecido de como era sentir a vida; já se apagara o pulsar do sangue nas veias, da fome, do calor ou do frio, do chão duro sob os pés; já tinha abandonado o desejo de possuir; já tinha entregue a paixão de ser; já tinha perdido a memória dos filhos que vi nascer e criei. Era uno com o mundo, embora ele me temesse e amaldiçoasse. Não queria o mal dos homens, amava-os na condição de alimento, na c