Avançar para o conteúdo principal

O homem da praia (5)

Há quem diga que o difícil são os dias iguais, os tempos monótonos; que para os grandes momentos há sempre forças que se arrancam do mais fundo e mais escondido do ser, transformando a comum contabilista ou o vulgar motorista, numa Joana ou num Ulisses. Padecia o homem da praia, incapaz de ombrear com a monotonia. Duplamente precavido, depois do naufrágio, evitava as borrascas, passando a cheira-las muito antes de se anunciarem; barco novo e aparelhos do melhor que há, deixavam pouco ao sonho e ao amor pelo mar. Tinha a vida em cruzeiro; casado, filhos a caminho? Quando um dia, no tasco, lhe disseram que já tinha contado aquela história que levava já a meio, retesou cabos, enfunou e traçou novo rumo.

Cruzava o imenso atlântico norte em direcção ao Lavrador, seguindo, mais cá, mais lá, o trajecto que Eric - o Vermelho tinha feito 1000 anos antes. Vencido pelo que para outros é conquista, a estabilidade e a certeza no amanhã, tomava de frente o frio, o sol e sentia o tamanho do navio debaixo dos seus pés; sumiram-lhe dez anos do rosto. Enorme foi o salto, do seu bote para o Adélia Maria, um Lugre construído nos estaleiros da Gafanha da Nazaré, e que, como sentirá na pele, virá a consumir-se não muito longe dalí, obrigando os homens a saltar do escaldante para o frígido. Recordava o dia em que contou, de chofre, que tinha aceite comissão na faina maior. Chorou-lhe a mulher, empinando-lhe a barriga; chorou a mãe, mostrando-lhe as roupas pretas e o broche que não largava; choraram os irmãos, apontando razões que os envergonhariam mais tarde. Ficou firme, só; pois tamanho egoísmo para a solidão empurra. Tinha de ser. Para este homem, mais um dia igual, seria o último dia findo o qual já não poderia ser salvo. Partiu; aprendeu tudo de novo; passou amavelmente de comandante a comandado. Nem seis meses depois: Áh mar, prepara-te para falares. Estou pronto! A mudança deu ao homem mais do que um novo sentido à sua vida, deu-lhe uma vida nova, mais plena e mais arrojada. Excedia-se a cada captura, orientava-se no gelo como um inuit, captando as suas subtis variações de tom e o seu ligeiro oscilar, fazia do frio mola para a vontade de ser melhor. Era um homem feliz que deixava saudades na praia de cada vez que saía, e que no regresso trazia histórias; histórias de um outro mar, um mar enorme, bruto, generoso, feérico e com tanto, tanto para contar.

Nota: Aqueles que se tentarem a verificar nomes e datas, não o façam. Não o façam que isto é uma história. Faço esta chamada por saber que há quem a tenha dificuldade em compreender precisamente isso.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lançamento de livro Manual do Suicida

É com o sentimento que reflecte a foto que agradeço a todos quantos estivam comigo. Até à próxima. p az.

Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido

Mesmo não sendo principes, vale muito a pena ler e concluir pela nossa cabeça. Só pela nossa cabeça. MAQUIAVEL, Nicolau. Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido In: O príncipe. (trad. Olívia Bauduh) São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores). Excerto d'O Príncipe (Cap. XVII) de Nicolau Maquiavel Continuando na apresentação das qualidades mencionadas, digo que cada príncipe deve preferir ser reputado piedoso e não cruel; a despeito disso, deve cuidar de empregar adequadamente essa piedade. César Bórgia , embora tido como cruel, conseguiu, com sua crueldade, reerguer a Romanha, unificá-la e guiá-la à paz e à fé. O que, bem analisado, demonstrará que ele foi mais piedoso do que o povo florentino, o qual, para fugir à fama de cruel, permitiu a destruição de Pistóia. Ao príncipe, assim, não deve importar a pecha de cruel para manter unidos e com fé os seus súbditos, pois, com algumas excepções, é ele mais piedoso do que aqueles que, por clemência em dem

Infecção 1

Sempre fui um vampiro. Durante mais de 10 000 anos existi numa não vida, como um não ser. Era perfeito, era equilibrado, era belo na certeza das coisas eternas. Eras passaram por mim sem que desse conta ou sentisse sequer cansaço ou fastio. Renovaram-se, evoluíram, homens e demais bichos, moveram-se montanhas, secaram e encheram-se rios. Tudo perante mim surgia, por mim passava e por fim desaparecia. No ininterrupto ciclo da existência só eu permanecia. Sem ser um Deus, era mais do que um homem; tendo sido um homem, cumpri a aspiração destes, libertando-me das grilhetas do efémero. Já me tinha esquecido de como era sentir a vida; já se apagara o pulsar do sangue nas veias, da fome, do calor ou do frio, do chão duro sob os pés; já tinha abandonado o desejo de possuir; já tinha entregue a paixão de ser; já tinha perdido a memória dos filhos que vi nascer e criei. Era uno com o mundo, embora ele me temesse e amaldiçoasse. Não queria o mal dos homens, amava-os na condição de alimento, na c