Avançar para o conteúdo principal

Adão

O Adão era um filho da puta, ou pelo menos foi nisso que o tornaram. Mas quando tinha 12 anos e eu sete, o Adão era o maior. Quando, com cinco anos cheguei à escola, ele já lá estava, e fizemos juntos juntos toda a primária. No dia do exame de quarta classe, ficou a meu lado, com o beneplácito do professor Nelson, para digamos, assegurar, aos 14 anos, a passagem no exame.
Sem saber bem porquê comecei a pedir à minha mãe lanche para dois. Acho que ele nunca me pediu nada, nem eu a ele, mas a dada altura éramos uma espécie de mestre e discípulo, partilhando o que tínhamos para dar; eu comida, ele ratice. É claro que fiquei sempre a ganhar. Pães, leite, maças e bananas foram trocados por saltar lanços inteiros de escadas, fugir à camioneta da natação e regressar à escola a pé pelo monte Aventino, descer como um bombeiro por um pilar de ferro fundido com mais de oito metros de altura (numa escola que era uma verdadeira aberração arquitectónica), e muitas outras façanhas que deixavam o professor Nelson de cabelos em pé. Além da aquisição de competências, o Adão era o garante da minha, mais do que integridade física, da minha invulnerabilidade. Ninguém me tocava, por muita maldade que fizesse, por maior que fosse o rapaz, por despropositada que fosse a acção; ninguém me levantava um remo, acertava uma pedrada, vociferava um insulto. Não me aproveitei disso como poderia, sempre fui morcão e mesmo com as costas quentes, evitava confrontos e embaraços. Andávamos quase sempre três; eu, o Zé Tó e o Adão. Na verdade éramos dois, o Zé Tó apanhava boleia. Era pequeno, muito moreno e raramente dizia coisa com coisa. Um dia o Adão meteu na cabeça que tinha de saltar o lanço de escadas da entrada da escola. E daí? E daí que, passado o portão de ferro, havia um pequeno pátio em pedra e depois começava a escadaria que dava acesso ao pátio principal da escola, o recreio. Tinha à vontade, uns 30 degraus! Do lado direito de quem desce, havia o muro que sustentava o pátio, do lado esquerdo um belíssimo corrimão de ferro forjado. Com uma mão no corrimão e outra no muro, o Adão deu lanço e lançou-se. Os primeiros 20 degraus foram na boa, os outros dez até passaram, mas o último é que se mostrou intransponível. A juntar à velocidade, apoiou mal um dos pés e caiu desamparado. Partiu um pé e perdeu um dos incisivos superiores. Ficou no hospital uma semana, em casa um mês e quando regressou, tratou de tentar de novo o salto. O professor Nelson resolveu a questão com duas chapadas, que nesse tempo as coisas eram bem resolvidas assim, e não se falou mais em recordes de salto de escadas.
Continuei a levar o lanche para o Adão e ele continuou a guiar-me pela vida que conhecia. Um dia, já na quarta classe, aparece a mãe do Adão, chorosa, melodramática, falsa, pedindo ao professor que passasse o rapaz, que a fome era muita em casa, que o pai era um bandalho, que precisava que o filho fosse trabalhar. Tenho a certeza que o Adão não era burro, que se tivesse pais como os meus ou como os teus, não precisaria da ajuda de ninguém para passar, mas, como sabemos, pouco custa ser grande a quem é pegado ao colo e ao Adão, criado na miséria, faltou-lhe ser excepcional na tenacidade ou no génio, condições sem as quais ninguém de meio semelhante, se engrandece. Lá ficou o Adão, ao meu lado no exame de quarta classe, partilhando o que penso agora, ter sido o nosso último lanche. Acabadas as aulas, feitas as despedidas, separamo-nos.
Andava no ciclo, quinto ano e, num dia de calor, aparece o Adão a vender gelados numa daquelas geleiras com bicicleta. Saí da escola e fui ter com ele. Começamos a falar como se nos tivéssemos separado no dia anterior. Sem qualquer aviso tirei uma maçã do bolso e passei-lha para a mão. Partiu-a em dois, deu-me metade e, sentado eu na bicicleta e ele em pé, de cotovelos apoiados na geleira, falamos da minha escola. Agora tens raparigas na sala? Tenho. São umas chatas, choram quando têm negativas. (Gajas)2.
Da última vez que o vi, contou-me que tinha feito a tropa nos comandos. A meio da recruta, agrediu um aspirante e foi para a cadeia. Já tinha uma filha e estava pelo desemprego por ter espetado um prego na mão. Não partilhamos nada, eu era um adolescente a acabar o liceu, ele um homem a quem tinham negado a infância. Nada mais soube dele.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Lançamento de livro Manual do Suicida

É com o sentimento que reflecte a foto que agradeço a todos quantos estivam comigo. Até à próxima. p az.

Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido

Mesmo não sendo principes, vale muito a pena ler e concluir pela nossa cabeça. Só pela nossa cabeça. MAQUIAVEL, Nicolau. Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido In: O príncipe. (trad. Olívia Bauduh) São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores). Excerto d'O Príncipe (Cap. XVII) de Nicolau Maquiavel Continuando na apresentação das qualidades mencionadas, digo que cada príncipe deve preferir ser reputado piedoso e não cruel; a despeito disso, deve cuidar de empregar adequadamente essa piedade. César Bórgia , embora tido como cruel, conseguiu, com sua crueldade, reerguer a Romanha, unificá-la e guiá-la à paz e à fé. O que, bem analisado, demonstrará que ele foi mais piedoso do que o povo florentino, o qual, para fugir à fama de cruel, permitiu a destruição de Pistóia. Ao príncipe, assim, não deve importar a pecha de cruel para manter unidos e com fé os seus súbditos, pois, com algumas excepções, é ele mais piedoso do que aqueles que, por clemência em dem

Infecção 1

Sempre fui um vampiro. Durante mais de 10 000 anos existi numa não vida, como um não ser. Era perfeito, era equilibrado, era belo na certeza das coisas eternas. Eras passaram por mim sem que desse conta ou sentisse sequer cansaço ou fastio. Renovaram-se, evoluíram, homens e demais bichos, moveram-se montanhas, secaram e encheram-se rios. Tudo perante mim surgia, por mim passava e por fim desaparecia. No ininterrupto ciclo da existência só eu permanecia. Sem ser um Deus, era mais do que um homem; tendo sido um homem, cumpri a aspiração destes, libertando-me das grilhetas do efémero. Já me tinha esquecido de como era sentir a vida; já se apagara o pulsar do sangue nas veias, da fome, do calor ou do frio, do chão duro sob os pés; já tinha abandonado o desejo de possuir; já tinha entregue a paixão de ser; já tinha perdido a memória dos filhos que vi nascer e criei. Era uno com o mundo, embora ele me temesse e amaldiçoasse. Não queria o mal dos homens, amava-os na condição de alimento, na c