Avançar para o conteúdo principal

O mundo sempre pula e avança.

foto: Lusa.pt


A minha avó paterna nas suas Histórias Verdadeiras, contava-me ao deitar retratos da sua vida. Vida vivida num tempo distante do tempo de um menino nos anos 70 e a anos-luz do tempo que hoje vivemos. Certo dia contou-me algo que deixou o povo do Porto em alvoroço e foi causa de cheliques, achaques e fanicos.
Disse-me ela: – Tinha ido ao Porto, como fazia todos os meses, quando, por volta das três da tarde, o céu começou a ficar escuro. Os pássaros tontos com a falta de luz voavam o mais rápido que podiam para as árvores em grande chinfrineira. As pessoas paravam nos passeios e nas ruas, voltavam-se umas para as outras sem saber o que dizer ou fazer. Passada uma meia hora, o dia ficou escuro como breu e até os carros que por vezes passavam tinham que acender as luzes. Muitos gritavam o fim do mundo, senhoras finas e do povo desfaziam-se em lágrimas e caíam desmaiadas. Outras mais tolas, berravam que era a fome, peste e guerra que se aproximavam. Uma leiteira chorava porque se lhe azedou o leite. A guarda nada dizia, estavam tão assustados como as outras pessoas e não sabiam responder às perguntas do povo alvoraçado. Eu ia com o teu tio António e ele, tão assustado quanto eu, agarrou-me pelo braço e levou-me para a porta do Banco de Portugal. Aí ficamos abrigados, a tremer de frio, à espera que a noite acabasse.
– A minha avó, o tio António e o restante povo nunca souberam, naquele início de Século (17 de Abril de 1912), que tinham vivido um relativamente raro e sempre espectacular eclipse total do Sol. Hoje, ao ver na televisão, miúdos e velhos, lado a lado, em perfeito entendimento do fenómeno astronómico, uns com óculos comprados na farmácia, outros com máscaras de soldar, em paz, exclamando, – Olha agora; que lindo!, deixou-me feliz para além do resultante de observar, pela segunda vez um eclipse com um filho pequeno ao colo. Houve divulgação prévia, foi explicado em termos simples em que consistia o fenómeno, organizaram-se eventos por todo o país e cativaram-se as pessoas para o acompanharem. Em vez de gritos, palmas, em vez de fanicos e súplicas a Deus, vivas e exclamações de espanto.
O mundo sempre pula e avança. Talvez não o faça ao ritmo que desejaríamos nem de maneira uniforme e equitativa que a doutrina democrática professa. A pouco e pouco, ora para a frente ora para trás, a humanidade cresce e avança. O medo dá lugar à razão, Deus cumpre com a sua parte, recuando perante a ciência e o povo liberta-se. A escala temporal é tremenda. Somos paramécias que olham as estrelas por cima da poça. Apenas a memória colectiva e o conhecimento da história permitem que nos desprendamos da morte e do esquecimento. Sejamos pacientes e vigilantes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido

Mesmo não sendo principes, vale muito a pena ler e concluir pela nossa cabeça. Só pela nossa cabeça. MAQUIAVEL, Nicolau. Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido In: O príncipe. (trad. Olívia Bauduh) São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores). Excerto d'O Príncipe (Cap. XVII) de Nicolau Maquiavel Continuando na apresentação das qualidades mencionadas, digo que cada príncipe deve preferir ser reputado piedoso e não cruel; a despeito disso, deve cuidar de empregar adequadamente essa piedade. César Bórgia , embora tido como cruel, conseguiu, com sua crueldade, reerguer a Romanha, unificá-la e guiá-la à paz e à fé. O que, bem analisado, demonstrará que ele foi mais piedoso do que o povo florentino, o qual, para fugir à fama de cruel, permitiu a destruição de Pistóia. Ao príncipe, assim, não deve importar a pecha de cruel para manter unidos e com fé os seus súbditos, pois, com algumas excepções, é ele mais piedoso do que aqueles que, por clemência em dem

Lançamento de livro Manual do Suicida

É com o sentimento que reflecte a foto que agradeço a todos quantos estivam comigo. Até à próxima. p az.

Infecção 1

Sempre fui um vampiro. Durante mais de 10 000 anos existi numa não vida, como um não ser. Era perfeito, era equilibrado, era belo na certeza das coisas eternas. Eras passaram por mim sem que desse conta ou sentisse sequer cansaço ou fastio. Renovaram-se, evoluíram, homens e demais bichos, moveram-se montanhas, secaram e encheram-se rios. Tudo perante mim surgia, por mim passava e por fim desaparecia. No ininterrupto ciclo da existência só eu permanecia. Sem ser um Deus, era mais do que um homem; tendo sido um homem, cumpri a aspiração destes, libertando-me das grilhetas do efémero. Já me tinha esquecido de como era sentir a vida; já se apagara o pulsar do sangue nas veias, da fome, do calor ou do frio, do chão duro sob os pés; já tinha abandonado o desejo de possuir; já tinha entregue a paixão de ser; já tinha perdido a memória dos filhos que vi nascer e criei. Era uno com o mundo, embora ele me temesse e amaldiçoasse. Não queria o mal dos homens, amava-os na condição de alimento, na c