Avançar para o conteúdo principal

Os meus filhos só se portam mal quando estou mal disposto

"Os meus filhos só se portam mal quando estou mal disposto", dificilmente poderá ser qualificado de interessante, pois que de interessante terá pouco, porquanto, numa rápida apreciação, se extingue em si mesmo. Parece-me óbvio que o exercício da tolerância será mais fácil estando o espírito sereno e o corpo descansado. As actividades dos miúdos, se buliçosas e estouvadas, colidem com a pressa auto imposta do, dito, ritmo semanal e com o descanso do guerreiro do final do dia. Pouco mais haverá a argumentar, pode discordar-se dos termos encontrados ou mesmo da razão dos argumentos apontados, mas julgo ser consensual que no que toca a atender a necessidades alheias, sejam dos filhos ou de quaisquer outros, será mais penoso se nós próprios nos encontrarmos carentes e a pedir a atenção que amiúde não conseguimos sequer expressar, quanto mais obter. Importará, no meu entender, ir um pouco mais longe, passar além da inevitabilidade do trabalho que nos reduz a macacos adestrados, das filas de trânsito, das futilidades do dia-a-dia. Pensar que os nossos filhos, e tudo mais que nos é querido, merecem o nosso esforço supremo: o de sermos serenos.

Não pretendo com isto incitar à viagem que faça chegar ao abandono da esperança e do medo da morte; quem quiser que o tente, mas duvido que tenha tempo para os filhos. Pretendo apenas, e este é um apenas eufemístico, que se opere uma mudança de carácter, mudança que leve a que não julguemos, que nos permita recordar a nossa própria infância, que nos permita manter livres quem mais amamos. Liberdade para os que amamos, deixa-los soltos para que cresçam na plenitude do seu potencial e criatividade, será a chave para a resolver quezília. Amar não obriga a amparar o crescimento dos nossos filhos, pois amparo trata o jardineiro de dar ao pé de feijão; ser pai/mãe é antes compreensão e disponibilidade. Aceitar os seus comportamentos, todos; passar horas de volta dos livros do espaço, e chorar de felicidade quando ele nos diz que é um astronauta, porque estando na superfície da Terra, está percorrendo o universo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido

Mesmo não sendo principes, vale muito a pena ler e concluir pela nossa cabeça. Só pela nossa cabeça. MAQUIAVEL, Nicolau. Da crueldade e da piedade — se é melhor ser amado ou temido In: O príncipe. (trad. Olívia Bauduh) São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os Pensadores). Excerto d'O Príncipe (Cap. XVII) de Nicolau Maquiavel Continuando na apresentação das qualidades mencionadas, digo que cada príncipe deve preferir ser reputado piedoso e não cruel; a despeito disso, deve cuidar de empregar adequadamente essa piedade. César Bórgia , embora tido como cruel, conseguiu, com sua crueldade, reerguer a Romanha, unificá-la e guiá-la à paz e à fé. O que, bem analisado, demonstrará que ele foi mais piedoso do que o povo florentino, o qual, para fugir à fama de cruel, permitiu a destruição de Pistóia. Ao príncipe, assim, não deve importar a pecha de cruel para manter unidos e com fé os seus súbditos, pois, com algumas excepções, é ele mais piedoso do que aqueles que, por clemência em dem

Lançamento de livro Manual do Suicida

É com o sentimento que reflecte a foto que agradeço a todos quantos estivam comigo. Até à próxima. p az.

Infecção 1

Sempre fui um vampiro. Durante mais de 10 000 anos existi numa não vida, como um não ser. Era perfeito, era equilibrado, era belo na certeza das coisas eternas. Eras passaram por mim sem que desse conta ou sentisse sequer cansaço ou fastio. Renovaram-se, evoluíram, homens e demais bichos, moveram-se montanhas, secaram e encheram-se rios. Tudo perante mim surgia, por mim passava e por fim desaparecia. No ininterrupto ciclo da existência só eu permanecia. Sem ser um Deus, era mais do que um homem; tendo sido um homem, cumpri a aspiração destes, libertando-me das grilhetas do efémero. Já me tinha esquecido de como era sentir a vida; já se apagara o pulsar do sangue nas veias, da fome, do calor ou do frio, do chão duro sob os pés; já tinha abandonado o desejo de possuir; já tinha entregue a paixão de ser; já tinha perdido a memória dos filhos que vi nascer e criei. Era uno com o mundo, embora ele me temesse e amaldiçoasse. Não queria o mal dos homens, amava-os na condição de alimento, na c